Manaus

Manaus: Paris dos trópicos

Quem não conhece a região Norte do Brasil pode pensar em Manaus como um “ponto de vida selvagem” nos trópicos. Muitos não sabem, porém, do desenvolvimento econômico que a cidade representou para o país, sendo até hoje uma das capitais brasileiras com maior crescimento no segmento. Confira alguns fatos interessantes para você conhecer sobre Manaus:

SEO e WEB DESIGN

Uma das capitais mais ricas do país

Segundo a pesquisa PIB/IBGE de 2012, Manaus era a sexta cidade mais rica do Brasil. Isso deve-se a uma série de fatos, entre eles, à Zona Franca de Manaus, que concentra mais de 50% da arrecadação de impostos de toda a região Norte do país abrigando mais de 400 empresas.

Casa das Correias MANAUS

Inspiração europeia

Historiadores relatam que no final do século 19 os filhos dos barões de borracha eram enviados à França para conclusão dos seus estudos e voltavam ao Norte do Brasil com memórias acalentadas pela arquitetura inspirada nas principais cidades do velho continente. Hoje, décadas depois, ainda é possível encontrar vestígios da arquitetura francesa e inglesa no Centro Histórico da cidade, no mercado municipal e no Teatro Amazonas, que é uma grande curiosidade à parte.

Papiro's Copy Center Manaus

Um teatro resfriado com blocos de gelo

Inaugurado em dezembro de 1986, o Teatro Amazonas é uma das muitas joias de traços europeus em Manaus. Sem o advento do ar condicionado (criado apenas em 1902) e incrustado no meio do calor amazônico, uma artimanha arquitetônica fosse preparada para atenuar o calor. Embaixo do teatro, galerias eram abastecidas com blocos de gelo trazidos dentro de tubos de ferro diretamente de Portugal. Pequenos ventiladores acima das galerias e sob as cadeiras do público deixavam o ambiente “fresquinho”.

Comunidade nordestina

A migração de nordestinos para o Norte do Brasil foi alta por volta da década de 1940, período no qual muitos buscaram por uma vida melhor na extração da borracha. A chegada em massa de cerca de 60 mil pessoas nessas condições no dia 8 de outubro de 1942 consagrou o Dia do Nordestino na Amazônia.extração da borracha. Hoje, a comunidade nordestina reúne-se anualmente no Festival Nordestino de Manaus, realizado pela quarta vez em 2018.

O maior porto flutuante do mundo

Também surgido como herança dos ingleses, o Porto de Manaus foi construído sobre boias para que conseguisse acompanhar as cheias históricas do Rio Negro. Ele consegue operar com quatro navios simultaneamente nas épocas “comuns” e mais três navios quando o rio está cheio, alcançando sua máxima entre junho e julho.

Por Lorena Barros
Fonte: UNAMA-Universidade da Amazônia
Foto: Zamith Filho

Almir Souza

Aqui Amazônia Acontece

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo