Manaus: Paris dos trópicos
Quem não conhece a região Norte do Brasil pode pensar em Manaus como um “ponto de vida selvagem” nos trópicos. Muitos não sabem, porém, do desenvolvimento econômico que a cidade representou para o país, sendo até hoje uma das capitais brasileiras com maior crescimento no segmento. Confira alguns fatos interessantes para você conhecer sobre Manaus:
Uma das capitais mais ricas do país
Segundo a pesquisa PIB/IBGE de 2012, Manaus era a sexta cidade mais rica do Brasil. Isso deve-se a uma série de fatos, entre eles, à Zona Franca de Manaus, que concentra mais de 50% da arrecadação de impostos de toda a região Norte do país abrigando mais de 400 empresas.
Inspiração europeia
Historiadores relatam que no final do século 19 os filhos dos barões de borracha eram enviados à França para conclusão dos seus estudos e voltavam ao Norte do Brasil com memórias acalentadas pela arquitetura inspirada nas principais cidades do velho continente. Hoje, décadas depois, ainda é possível encontrar vestígios da arquitetura francesa e inglesa no Centro Histórico da cidade, no mercado municipal e no Teatro Amazonas, que é uma grande curiosidade à parte.
Um teatro resfriado com blocos de gelo
Inaugurado em dezembro de 1986, o Teatro Amazonas é uma das muitas joias de traços europeus em Manaus. Sem o advento do ar condicionado (criado apenas em 1902) e incrustado no meio do calor amazônico, uma artimanha arquitetônica fosse preparada para atenuar o calor. Embaixo do teatro, galerias eram abastecidas com blocos de gelo trazidos dentro de tubos de ferro diretamente de Portugal. Pequenos ventiladores acima das galerias e sob as cadeiras do público deixavam o ambiente “fresquinho”.
Comunidade nordestina
A migração de nordestinos para o Norte do Brasil foi alta por volta da década de 1940, período no qual muitos buscaram por uma vida melhor na extração da borracha. A chegada em massa de cerca de 60 mil pessoas nessas condições no dia 8 de outubro de 1942 consagrou o Dia do Nordestino na Amazônia.extração da borracha. Hoje, a comunidade nordestina reúne-se anualmente no Festival Nordestino de Manaus, realizado pela quarta vez em 2018.
O maior porto flutuante do mundo
Também surgido como herança dos ingleses, o Porto de Manaus foi construído sobre boias para que conseguisse acompanhar as cheias históricas do Rio Negro. Ele consegue operar com quatro navios simultaneamente nas épocas “comuns” e mais três navios quando o rio está cheio, alcançando sua máxima entre junho e julho.
Por Lorena Barros
Fonte: UNAMA-Universidade da Amazônia
Foto: Zamith Filho