Nova espécie de macaco exclusiva da Amazônia
Nova espécie de macaco exclusiva da Amazônia. A Amazônia acaba de ganhar uma nova espécie de primata descrita pela ciência. O uakari dos Kanamaris (Cacajao amuna) é um macaco de pelagem totalmente branca no corpo e a face sem pelos e de tom avermelhado.
O animal foi observado na região do Rio Tarauacá, que banha os estados do Acre e Amazonas. O nome escolhido para batizá-lo é uma homenagem ao grupo indígena Kanamaris do Juruá.
Endêmico do bioma amazônico, ou seja, ele só existe ali e em nenhum outro lugar do mundo, o uakari dos Kanamaris se difere de outras espécies do mesmo gênero, o Cacajao, por suas características morfológicas. Em geral, as demais apresentam um pelo com tons que vão desde o amarelo, passando pelo laranja até o marrom.
A descrição da nova espécie foi divulgada em artigo científico na publicação internacional Molecular Phylogenetics and Evolution, que tem como autor principal o pesquisador brasileiro Felipe Ennes Silva, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Brasil tem nova espécie de macaco.Além de fazer coleta de DNA de alguns indivíduos, o cientista também estudou exemplares das outras espécies existentes em museus do Brasil, Estados Unidos e Europa para comparar os diversos espécimes.
O macaco uakari tem como habitat uma área que fica a 700 km de onde as demais espécies são encontradas. Todavia, é uma região que tem sofrido muito com o desmatamento, já que fica próximo à BR-364, que liga os municípios de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, no Acre.
Nova espécie de macaco exclusiva da Amazônia. Brasil tem nova espécie de macaco .“Os primeiros dados que analisei também mostram que esta espécie é sensível às mudanças climáticas, o que nos mantém em alerta, principalmente pelo fato do status de conservação do macaco ainda não estar definido”, disse Silva.
Por rondorural
Fonte G1
Foto Marcelo Santana