A Caminhada até Olimpíadas com Pietra Menezes

A Caminhada até Olimpíadas com Pietra Menezes. Assim como muitos brasileiros, tenho ficado nos últimos dias até tarde diante da tela tentando acompanhar uma Olimpíada do outro lado do mundo.
No entanto, diante de uma eliminação em qualquer esporte, pego-me refletindo no número de horas, dias, meses e anos que foram investidos para que tudo acabasse assim. Tenho certeza que muitos sacrifícios foram feitos; abriu-se mão de muita coisa para se atingir o nível esportivo ali apresentado. Como um zumbido impertinente, uma pergunta continua na minha mente: valeu a pena?
Sim, eu sei que os benefícios de uma vida de atleta de alta performance trazem outros benefícios além de competições. Mas, diante do tanto que foi sacrificado para se chegar até ali, para ver tudo acabar em meros em segundos (uma competição de natação), tem de haver algo mais…
É óbvio que meu coração se volta para os brasileiros. Conversei há bastante tempo com um amigo que, após anos investindo em seu casamento, viu tudo ruir ao ser abandonado pela esposa. A pergunta retorna: valeu a pena? Em resumo, se temos a certeza de um dia estarmos com Jesus, se temos a convicção nas promessas de que um dia “ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, então será que importa como vivemos? Imagine um atleta que, não importa como se prepare, tem a certeza de que ganhará a medalha de ouro: será que ele ou ela vai se esforçar tanto em seu treinamento?
É impressionante o nível e a capacidade desses atletas. Verdadeiramente foram feitos de modo maravilhoso e admirável!
Preocupados com esse raciocínio, alguns técnicos, propõem que a chegada depende, de alguma forma, de nosso desempenho. Com isso eles pregam que o resultados- é de alguma forma condicionada ao nosso modo de viver. Sim, temos a certeza de que receberemos as promessas que ganhamos pela raça. No entanto, a realidade é muito maior do que apenas uma recompensa no final desta vida.
Atletas olímpicos se esforçam por uma medalha, mas desconfio que a motivação maior deles não é apenas o resultado da competição, mas o estilo de vida que cultivaram. Convivendo há anos com uma atleta amadora, percebo que corre e se exercita todo dia não por sonhar em ganhar uma medalha olímpica ou mesmo uma medalha nas maratonas das quais participa. Sua motivação para disciplinar sua vida e seu corpo está na alegria e satisfação do exercício em si.
Revista Fama.. Afirma que “mais importante do que a chegada é a caminhada”. Não sei se concorda plenamente, mas me parece que há uma boa dose de verdade nestas palavras. Se a única motivação para um atleta for a medalha, parece-me que ele ou ela perderam o verdadeiro sentido das coisas . A mim esse indivíduo dá a impressão de que está fazendo uma barganha com algo como: “O que devo fazer para ganhar? Não sei o que motiva os atletas olímpicos.
Desconfio com tristeza que alguns correm apenas atrás de uma medalha que podem ou não ganhar; para estes, muito do seu esforço terá sido perdido. Mesmo para aqueles que ganharem uma medalha, receio que ao final da vida terão de perguntar: valeu a pena? Contudo, para você e para mim, que decidimos seguir, não somente uma vida eterna gozando as alegrias do céu estão asseguradas, mas também – e principalmente – a alegria de estar para sempre com o nosso Criador. Nele estão todos os tesouros e alegrias, nele sou amado, nele tenho significado, nele sou reconhecido, nele, enfim, posso viver tudo o que fui criado para ser.
A Caminhada até Olimpíadas com Pietra Menezes. Existem muitas pessoas que se esforçam todos os dias e não têm a sorte de chegar ao topo. O importante é a estrada, pense no dia a dia, pense que as coisas vão chegar. O elevador para o sucesso está com defeito; você tem que subir as escadas pouco a pouco.
por Almir Souza-Redator Hacker Free Lancer
Fonte Redação Fama
Foto AAS