Amazônia

Rio Amazonas o Maior do Mundo

Amazonas o Maior do Mundo

O Rio Amazonas é um rio brasileiro que nasce na Cordilheira dos Andes, ele é o maior do mundo em extensão e volume de água. Há algum tempo, em razão de equívocos técnicos, acreditava-se que o rio Nilo era o maior do mundo em extensão, informação incorreta, uma vez que pesquisas mais recentes constataram que o Rio Amazonas possui 6 868 km de extensão, fato que o colocou como o maior em comprimento e volume.

SEO e WEB DESIGN

O Rio Amazonas nasce no Peru, mais precisamente na montanha Nevado Mismi (Cordilheira dos Andes), na porção sul do país, a uma altitude de 5.500 metros. No Peru, o Rio Amazonas dispõe de um modesto volume de águas.

Ao chegar às terras brasileiras, o mesmo recebe o nome de Rio Solimões, e se torna Rio Amazonas quando converge com o Rio Negro, tornando-se o maior afluente deste rio. Nesse encontro, as águas escuras provenientes do Rio Negro não misturam com as do Rio Solimões, que são barrentas, promovendo assim um fenômeno de grande beleza.

Casa das Correias MANAUS

A superfície na qual o Rio Amazonas percorre é extremamente plana, aspecto que resulta em um grande volume de água. Muitas vezes, em alguns trechos, o rio atinge quilômetros de largura. A característica de rio caudaloso favorece a navegação em praticamente toda a extensão do Amazonas, incluindo também muitos de seus afluentes.

Um fenômeno muito intrigante envolvendo o rio Amazonas acontece em sua foz. Quando as águas oceânicas sobem, em razão da maré alta, a mesma invade a desembocadura do rio, provocando um estrondoso choque e um grande barulho, além de arrancar árvores nos barrancos.

Papiro's Copy Center Manaus

Esse fenômeno recebe o nome de pororoca, que é uma onda de grande proporção que se forma a partir do encontro das águas oceânicas com as águas do rio.

Fonte:brasilescola

 

Almir Souza

Aqui Amazônia Acontece

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo