Como você pode ajudar os Yanomamis
O Governo Federal decretou situação de Emergência em Saúde Pública na terra indígena Yanomami, localizada em Roraima. Isso porque relatos de equipes enviadas pelo Ministério da Saúde mostram que a população está sofrendo com desnutrição, malária, infecção respiratória, entre outras questões de saúde consideradas evitáveis.
E nada mais justo do que neste dia 07 de fevereiro, data que marca o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, darmos visibilidade a essa pauta e listarmos iniciativas que estão prestando apoio durante essa crise. Confira abaixo como você pode ajudar!
Voluntários no SUS
Se você é profissional de saúde, seja medicina ou enfermagem e também nutricionista, pode apoiar voluntariamente a Força Roraima do SUS! Basta se inscrever no site oficial do governo para reforçar as equipes no território Yanomami.
As pessoas voluntárias trabalham no atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e na assistência do hospital de campanha do Exército.
Ação da Cidadania
A ONG está realizando campanha para levar alimentos à população Yanomami. Essa ação é coordenada junto aos órgãos do Governo Federal, como o Ministério do Desenvolvimento Social, Funai, Militares e entidades locais. Quer fazer parte dessa ajuda? Clique aqui e veja como doar no site oficial da campanha.
Cufa e Frente Nacional Antirracista
Assim como a Ação da Cidadania, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista também estão arrecadando doações para enviar alimentos para os Yanomamis. Acesse o site da campanha e veja como ajudar.
Associação Médicos da Floresta
No momento, a associação realiza ações médicas na reserva Yanomami. Os profissionais da saúde trabalham com atendimento pediátrico, clínico e oftalmológico. Se você deseja ajudar de alguma forma, acesse aqui o site oficial ou a página no Instagram da Associação.
Por: Ruan Reis
Fonte: UNAMA-Universidade da Amazônia
Foto: Mauro Queiroz