Turismo

Especial: O Coração da Amazônia pulsa no Porto de Manaus

O Porto de Manaus segue em 2025 como um dos maiores protagonistas da economia, turismo e logística da Amazônia brasileira. Reconhecido como o maior porto flutuante do mundo, sua estrutura se adapta aos ciclos naturais dos rios da região, principalmente o Rio Negro, permitindo operações durante todo o ano.

SEO e WEB DESIGN

Com a ampliação do Cais Flutuante das Torres, o porto passou a operar com até quatro navios simultaneamente em qualquer época do ano, e mais três navios adicionais durante a cheia, nos berços fixos Paredão e TC (Plataforma Malcher). Isso representa um salto em eficiência e capacidade de atendimento tanto para o transporte de cargas quanto para o turismo internacional.

A temporada de cruzeiros 2025

Imperlave MANAUS

Entre janeiro e maio de 2025, Manaus receberá 16 navios de cruzeiro, trazendo aproximadamente 19 mil turistas de países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão, França, China e regiões do Caribe. A previsão é de uma injeção de R$ 131,8 milhões na economia local.

Durante o desembarque do navio Viking Sea, por exemplo, a estrutura de recepção foi reforçada com mapas turísticos, atendimento bilíngue no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e uma nova edição da pesquisa de satisfação aplicada pela equipe da Amazonastur.

Papiro's Copy Center Manaus

A diretora de marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego, destacou:

“A temporada de cruzeiros é um mercado consolidado no mundo. E o Amazonas segue sendo referência internacional das empresas de cruzeiros que vêm ao Brasil. O Viking Sea é mais um exemplo de como o Amazonas é um destino de referência internacional, principalmente devido aos nossos atrativos naturais.”

No desembarque, Mara Fonseca intérprete da Fama Amazônica falou com o americano Bob Williams da Florida, ele se expressou com alegria sua primeira visita a Manaus, reforçando o encantamento dos turistas estrangeiros com a região.

Infraestrutura, natureza e profundidade

O Porto de Manaus é também a principal porta de entrada de cargas e pessoas no estado do Amazonas, atendendo ainda os estados de Roraima, Rondônia, Acre e o norte do Mato Grosso. Além disso, o Rio Negro é um dos mais profundos da Amazônia, chegando a ultrapassar 100 metros de profundidade durante a estação das chuvas, o que facilita a navegação de grandes embarcações.

Ordenamento, segurança e planejamento

Para garantir a qualidade dos serviços ofertados, a Amazonastur tem realizado ações de ordenamento e fiscalização tão na capital quanto nos municípios do interior. Isso fortalece o turismo de forma planejada e segura, beneficiando a população local e os visitantes.

Em paralelo, observa-se a dinâmica natural dos rios amazônicos. Em março de 2025, o Rio Negro alcançou 2.485 cm em Manaus. O Rio Madeira, em Porto Velho, registrou 1.546 cm, e o Rio Branco, em Boa Vista, 135 cm. Em janeiro, o Rio Negro subiu 3,37 metros, com média de 12 cm por dia.

Uma homenagem simbólica

O Porto de Manaus também prestou uma homenagem à Suframa, que celebrou seus 58 anos em 2025, reforçando a conexão entre o desenvolvimento regional, a logística e o turismo sustentável.

Selo Fama Amazônica + IA

Esse artigo foi elaborado com o apoio da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de análise, organização e produção textual. A Revista Fama Amazônica acredita na tecnologia como aliada para amplificar a voz da floresta, valorizar o conhecimento e transformar dados em histórias que conectam pessoas ao coração verde do planeta.

Juntas, Fama Amazônica e IA seguem desbravando, comunicando e celebrando a Amazônia.

por Almir Souza Redator Hacker
Fonte Redação Fama
Foto AAS

 

Almir Souza

Aqui Amazônia Acontece

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo